Política Editorial

A RDJ prima pela relevância científica de suas publicações e, desde 2017, por decisão do Conselho Editorial, passou a se adequar aos critérios de qualificação da QUALIS/CAPES, almejando evolução na sua estratificação. Em razão disto, criou sua página eletrônica dialogojuridico.fbuni.edu.br, utilizando-se da plataforma OJS/PKP, para inicar as publicações exclusivamente na versão eletrônica. Os artigos devem ser inéditos e autorais, e devem atentar para seguinte política de submissão: 

a) Os interessados devem se cadastrar como "autor" no portal OJS/PKP. No ato do cadastro, devem informar nome completo, titulação, instituição vinculada, cidade, Estado, país, fontes de contato atualizadas e demais dados exigidos pela plataforma; 

b) Caso o trabalho científico seja resultado de financiamento de agência de fomento, o autor deve informar nome da instituição, título do projeto de pesquisa e número de  edital; 

c) Os trabalhos submetidos à publicação deverão ser inéditos, não sendo permitida a apresentação simultânea em outro periódico. Posteriormente à publicação, a veiculação em outra publicação só poderá acontecer com prévia autorização e dos autores e autoras e citação da fonte original;

d) A responsabilidade por eventual plágio é atribuída, exclusivamente, aos autores dos artigos submetidos, que devem observar as orientações do Guia de Boas Práticas;

e) Os direitos autorais sobre os textos submetidos para publicação são exclusivamente dos autores, não cabendo ao autor corporativo qualquer medida de restrição ou retenção, ressalvados os direitos autorais sobre a formatação, diagramação, logos e estruturas utilizadas pela plataforma OJS/PKP.

f) Os artigos devem se alinhar ao Dossiê Temático da RDJ, divulgado em cada chamada pública. A Coordenação Editorial sugere que os autores obtenham ORCID e DOI, para aumentar o impacto de suas publicações. Em breve, esta será uma exigência da revista, como critério de submissão;

g) Admitem-se trabalhos nas seguintes categorias: I. artigos científicos; II. resenhas; III. ensaios; IV. entrevistas; V. traduções. 

h) Serão aceitas submissões nos idiomas português, espanhol, inglês e francês. Recomenda-se que haja prévia revisão do texto por profissional. 

i) As opiniões e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão, adequação e procedência das citações e referências são de exclusiva responsabilidade dos autores, não refletindo posição do Conselho Editorial. 

Direitos autorais

As publicações da RDJ possuem Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Isto implica dizer que os trabalhos submetidos estarão tutelados por esta licença (CC BY NC SA). Ela permite que os leitores utilizem os artigos de forma gratuita, remixando-os, adaptando-os em suas criações, a partir do trabalho publicado na revista, desde que cite a fonte, mencionando o(s) autor(es), e sem fins comerciais. Além de atribuírem a autoria e os devidos créditos, os interessados precisam licenciar as novas criações sob termos idênticos.

Política de acesso livre

A RDJ oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Da mesma forma, não é cobrada dos autores nenhuma taxa ou encargo referente ao processo de submissão, avaliação, edição e publicação.

Avaliação por pares

a) Uma vez submetidos, os trabalhos serão analisados previamente pelos editores ,com a finalidade de avaliar a adequação com a política editorial, e todos os prazos constantes da Chamada Pública serão rigorosamente observados; 

b) Posteriormente, seguirão o fluxo da plataforma OJS/PKP, quando serão designados dois avaliadores anônimos para emitir pareceres sobre o manuscrito. Esses pareceristas analisarão questões formais e materiais do trabalho. Em seguida, indicarão se haverá aprovação sem ressalvas, com sugestão de modificação ou rejeição. A avaliação, portanto, segue o sistema double blind reveiew;

c) Caso seja solicitada modificação, o trabalho será reencaminhado para que os autores  tomem ciência das observações e deliberem sobre possíveis alterações. Por tal circunstância, convém que o cadastro contenha endereçamentos eletrônicos e números de WhatsApps atualizados; 

d) Incorporadas as alterações, o texto será submetido à nova avaliação pelo parecerista que as solicitou; 

e) Os trabalhos aprovados serão encaminhados para os editores, que deliberarão sobre os textos que irão compor o número seguinte, conforme exigências das agências oficiais de avaliação de periódicos (exogenia dos autores e pareceristas, titulação dos autores, artigos em língua estrangeira, resultantes de pesquisas financiadas por órgãos de fomento, etc.); 

f) Selecionados os manuscritos, a equipe editorial os enviará aos revisores (gramática e ABNT); 

g) Os autores terão acesso às informações sobre o processo editorial, em todas as fases, conforme cadastro OJS/PKP; 

h) Expcionalmente, os números da revista poderão ser compostos por manuscritos de autores convidados pelos editores. 

Dados para contato

Todas as correspondências com a coordenação editorial devem ser feitas pelos endereços físicos ou eletrônicos, descritos no rodapé deste site.